
Alcance da voz
O caminho da voz que primeiramente se inicia no ator e seu corpo perpassa palcos, galpões, afins e alcança de maneira aterradora ao espectador que por segundos pode conhecer personalidades, idéias e ideais de um texto por sua eficácia e primazia.
Não é só o ator falar que faz com que o espectador entenda sobre o que se refere o espetáculo ou que este se atente para o palco. Atualmente a fala da personagem se encontra num patamar (se assim poso dizer) mais real em que os atores buscam compreender não só a forma correta da pronúncia, com analise e respeito às regras gramaticais dos textos em questão.
A fala pode tocar profundamente, provocar catarse, reflexão assim como se ouvíssemos um eu te amo ou te odeio dito por alguém bem quisto. Com o declínio do textocentrismo o ator, diretor e grupo pode livremente analisar e avaliar uma forma coerente, crível e verossímil de se dizer uma (ou varias) fala conseguindo obter a verdade que temos cotidianamente, sem a necessidade declamatória que os atores tinham no século passado.
Com o auxilio de alguns teóricos, dramaturgos e seus estudos podem conhecer o sopro de som que passa a ser peça elementar, ou fundamental para o aprimoramento do ator e forma de se dirigir a platéia alem visual, entre este estudiosos temos Antonin Artaud, Jerzy Grotowski e kostantim Stanislavski.
Graças a inquietação teatral, busca pelo conhecimento de Stanislavski com o teatro Naturalista que os atores começaram a percorrer um novo rumo nesta arte, em que este passa a ser o foco principal no teatro. Assim ele deveria dizer o texto de uma forma mais orgânica deste modo poderia atingir o espectador de uma forma mais sensitiva e sensorial.
Então Stanislavski escreve uma serie de livros com ensinamentos diversos relacionados às técnicas teatrais, incluindo a voz do ator, a parti de suas pesquisas e de seu teatro naturalista. Em seus livros descreve a pratica e teoria, no que se refere ao tema voz relata sobre entonação, dicção, impostação, pronuncia pausa, subtexto, e etc.
Com a pesquisa podemos compreender a importância das palavras em suas formas variadas.
Portanto felizmente é possível reaprender a falar e a se utilizar de um item aparentemente tão natural e comum para que possamos tocar e ser tocados como platéia ou persona.
E assim como a vida nos palcos “não é o que se fala e sim como se fala” que traz a um ouvinte a compreensão efetiva.
Atriz do Grupo Híbridos de Teatro
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