sábado, 10 de julho de 2010

Sobre Atuar



Alcance da voz

Após percorrer caminhos iniciados no comando cerebral o sopro de som liberta-se dos lábios ao externo, e alça caminhos mis a partir de sua reverberação esteja o sopro em palcos ou praças, sendo libertada por homem ou mulher, este sopro do ator não se finda, mas começa outro caminho causado pela união de letras faladas por assim dizer Fala ou texto da personagem quer esta persona seja criado por Shakespeare, Machado de Assis ou Nelson Rodrigues. Tal sopro de som alcança ouvidos mentes corações e corpos como uma onda branda ou tempestuosa. A voz do ator dita diversas vezes soará no momento da libertação como palavra nova emancipada. Por vezes dura suave, com ternura, ódio, indiscriminação, determinação, medo altruísmo, etc. Dependendo não simples, mas simplesmente da intenção que se queira o ator persona.

O caminho da voz que primeiramente se inicia no ator e seu corpo perpassa palcos, galpões, afins e alcança de maneira aterradora ao espectador que por segundos pode conhecer personalidades, idéias e ideais de um texto por sua eficácia e primazia.

Não é só o ator falar que faz com que o espectador entenda sobre o que se refere o espetáculo ou que este se atente para o palco. Atualmente a fala da personagem se encontra num patamar (se assim poso dizer) mais real em que os atores buscam compreender não só a forma correta da pronúncia, com analise e respeito às regras gramaticais dos textos em questão.

A fala pode tocar profundamente, provocar catarse, reflexão assim como se ouvíssemos um eu te amo ou te odeio dito por alguém bem quisto. Com o declínio do textocentrismo o ator, diretor e grupo pode livremente analisar e avaliar uma forma coerente, crível e verossímil de se dizer uma (ou varias) fala conseguindo obter a verdade que temos cotidianamente, sem a necessidade declamatória que os atores tinham no século passado.

Com o auxilio de alguns teóricos, dramaturgos e seus estudos podem conhecer o sopro de som que passa a ser peça elementar, ou fundamental para o aprimoramento do ator e forma de se dirigir a platéia alem visual, entre este estudiosos temos Antonin Artaud, Jerzy Grotowski e kostantim Stanislavski.

Graças a inquietação teatral, busca pelo conhecimento de Stanislavski com o teatro Naturalista que os atores começaram a percorrer um novo rumo nesta arte, em que este passa a ser o foco principal no teatro. Assim ele deveria dizer o texto de uma forma mais orgânica deste modo poderia atingir o espectador de uma forma mais sensitiva e sensorial.

Então Stanislavski escreve uma serie de livros com ensinamentos diversos relacionados às técnicas teatrais, incluindo a voz do ator, a parti de suas pesquisas e de seu teatro naturalista. Em seus livros descreve a pratica e teoria, no que se refere ao tema voz relata sobre entonação, dicção, impostação, pronuncia pausa, subtexto, e etc.

Com a pesquisa podemos compreender a importância das palavras em suas formas variadas.

Portanto felizmente é possível reaprender a falar e a se utilizar de um item aparentemente tão natural e comum para que possamos tocar e ser tocados como platéia ou persona.

E assim como a vida nos palcos “não é o que se fala e sim como se fala” que traz a um ouvinte a compreensão efetiva.

Luiza Vitorio

Atriz do Grupo Híbridos de Teatro

link para pesquisa

http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume4/numero1/cenicas/doatoraoespectador.pdf

http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/processos/Clarisse%20Lopes%20-%20NOVOS%20DESAFIOS%20PARA%20A

http://www.cptdc.hpg.ig.com.br/Paginas/historia_arte/Mestres/cosntantin_stanislavski.htm

bibliografia:

A Preparação do Ator. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1964.

A Construção da Personagem. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1970

A Criação de um Papel. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1972


Um comentário:

  1. II FESTIVAL DE LEITURAS DRAMÁTICAS CAPIXABAS. EDITAL EM www.grupoanonimosdeteatro.blogspot.com - INSCRIÇÕES GRATUITAS DE 16 DE AGOSTO A 10 DE SETEMBRO!!!

    ResponderExcluir